domingo, 21 de setembro de 2008

Campanha de Cadastramento de Vegetarianos


Desde 2006 tenho feito um levantamento sobre o vegetarianismo e o perfil do vegetariano e este ano coloquei no ar o Cadastro-Veg que é um registro ou cadastro de vegetarianos. Na realidade são dois projetos separados, mas interligados e com objetivos semelhantes. Isto permite mapear o vegetarianismo e auxilia a difundir esta prática e mostrar que o vegetarianismo avança cada vez mais. Este contato (ou blog) é para convidá-lo a fazer parte do Cadastro dos Vegetarianos ( e aliados).

E porque é importante este registro ou a visibilidade do número de vegetarianos espalhados não somente pelo Brasil, mas pelo mundo todo?

Porque mostra ao mercado e mesmo aos políticos que há um grande número de pessoas que vêem os animais de forma diferente; para mostrar que há um grande número de pessoas que se alimenta e consome de forma diferente e que precisa ser atendido. E porque isto tudo? Para que o mercado mude, para que os políticos pensem neste público ao votarem e também mudem seus projetos e suas votações. Para que todos os setores da vida, do consumo e da sociedade possam nos incluir e com isto o vegetarianismo ocupar mais espaços e se espalhar por todos os lados.

Nós queremos o ensino diferente, queremos produtos de consumo diferente, na alimentação, vestuário, limpeza e cosméticos e mesmo na área de transportes. Queremos poder viajar e termos alimentos que contemplem nossas necessidades e não apenas ficarmos olhando os outros passageiros comendo ao nosso lado. Queremos beber ou tomar medicações se necessário sem medo de ingerir gelatina ou pedaços de animais criteriosamente utilizados para o consumo humano. Queremos ter aulas sem precisar usar e descartar animais; queremos que nossos filhos possam ir à escola e sermos respeitados na educação e alimentação que escolhermos dar a eles. Queremos a esperança de um futuro sem testes em animais, mas para isto é preciso ampliar muito mais esta rede. Como isto, com estes números, teremos mais argumentos para impedir este patrocínio da crueldade. Queremos mostrar às empresas e instituições que patrocinam esportes com animais que há muitas pessoas contrárias a este tipo de prática e por isto precisamos mostrar a todos que somos muito e estamos em todos os lugares e que estamos crescendo rapidamente. É preciso mostrar que somos jovens ou não mais tão jovens, homens e mulheres e que nosso consumo não pode significar o sacrifício ou a exploração de animais. Somos de todos os lugares, de todo o tipo de profissão e queremos viver em outro mundo onde o animal não seja visto como consumo, objeto, ou instrumento. Queremos mostrar também que muitos de nós seriamos mais radicais se houvesse produtos sem nada de origem animal e que sempre que houver um produto sem componentes de origem animal esta seria nossa escolha!

Por isto é importante registrar-se no cadastro-veg e divulgá-lo!

Por isto este convite para todos aqueles que ainda não se registraram para que entrem no site do cadastro, http://www.cadastroveg.org/, registrem-se e divulguem. Mesmo aqueles que já participaram da pesquisa é importante que se registrem.

Divulgue em seu site, blogs, comunidades no orkut, MSN,e-groups, newsletter,etc. Coloque um link para que muito em breve possamos mostrar a todos que somos muitos.

Estabelecimentos, sites, blogs e produtos relacionados ao vegetarianismo poderão ser divulgados. Se alguém tem contatos de vegetarianos de língua portuguesa em outros países, por favor, encaminhem este pedido.


Saiba que a grande maioria dos registrados fez questão de colocar seu nome verdadeiro, para mostrar que somos pessoas reais e estamos por toda a parte e que apoiamos e vivemos o vegetarianismo.

Link para novos cadastros clique aqui.(Leiam as regras de uso e conheçam o site)

Na fase seguinte do projeto estes números ou estes resultados serão apresentados para estas pessoas do comércio, da política, imprensa e mesmo cientistas.

Isto se dará em breve . Também o site será melhor organizado e preparado Fica o convite:

-cadastre-se no Cadastro-Veg (há espaço também para aliados e pessoas em transição para o vegetarianismo e também espaço para relacionamentos caso haja interesse) http://www.cadastroveg.org/ (cuidem de verificar que o email cadastrado esteja correto e também liberem os mecanismos anti-spam para receber a confirmação. Coloquem dois emails para garantir o contato, se possível).

-divulguem em seu site, blog, comunidades no Orkut, e-groups e mailing lists o cadastro-Veg (aqueles sites, blogs e divulgações relacionadas a este projeto poderão ser divulgados .

Estamos atualmente cadastrando voluntários e também abertos a parceiros que queiram anunciar em nosso espaço, pois precisamos de recursos para prosseguir.

-se você já se cadastrou e atualize seus dados. e divulgue.Se você gostaria de manter-se conectado com outros Vegs desta rede, conheça e participe da Rede Social do Cadastro-Veg (ver ao lado).

Mostre a sua singularidade veg e embeleze o cadastro!

Contate-nos se tiver interesse e disponibilidade para ser voluntário:

contato@cadastroveg.org.

Faça parte desta grande rede vegetariana,

Eliane Carmanim Lima

Porto Alegre, 19/09/2008.

Registre-se no cadastro dos vegetarianos e mostre a todos que já somos muitos!

Convide outros vegetarianos e aliados e ajuda mudar o mundo.

Cadastro-Veg, uma grande rede veg que se une num mesmo ideal !

Um comentário:

ELIANE CARMANIM LIMA disse...

Conheça o Cadastro dos vegetarianos,

Estamos vivendo outros tempos, tempos de mudanças, tempos de crise de paradigma e uma das evidências destas transformações é a modificação na percepção da natureza e dos animais. O vegetarianismo dos nossos tempos já é um fenômeno social, porque há uma grande adesão para esta filosofia e prática alimentar. Como eu sou vegetariana há mais de 20 anos percebi que alguma coisa estava acontecendo ao perceber que muitos estavam tornando-se vegetarianos. Como sou também psicóloga e socióloga resolvi acompanhar isto de perto e comecei uma pesquisa que está em fase de análise para saber mais dados sobre os vegetarianos. Como eu queria também que todos tivessem acesso a estes dados e que isto pudesse de alguma forma auxiliar este movimento, meu lado ativista me levou a criar um cadastro de vegetarianos, o Cadastro-Veg, que é um projeto que está sendo bem sucedido e bem recebido pelos vegetarianos.
Este cadastro é um registro de pessoas catalogadas em cinco categorias conforme o hábito alimentar e de consumo, para mapear e saber alguns elementos fundamentais como as motivações nesta prática e a distribuição, dentre outros. Da pesquisa e da minha militância em grupos de vegetarianos fica muito evidente que há hoje em dia muitas pessoas que não querem mais que os animais sejam objeto de consumo, já que é esta a principal motivação que têm levado não somente jovens, mas também pessoas mais velhas, a mudarem de hábitos. A grande maioria dos vegetarianos respeita e gosta de animais e não os quer na mesa, nem no vestuário, nem em cosméticos ou em nada que signifique seu sacrifício e muitos deles são ativistas como eu, contra a exploração animal.
A maioria dos registrados entendendo da proposta que está explicada nas regras e apresentação do cadastro faz questão de colocar nome completo e alguns até mesmo dados mais pessoais e até CEP e telefone, para comprovarem que são pessoas reais e não personagens. Com isto estão erguendo uma bandeira em prol da libertação dos animais e ratificam esta tendência com palavras libertárias ou manifestações de amor aos animais em seu perfil.
Ainda assim o Cadastro está só começando e aos poucos ganha alguns voluntários para colaborarem com outros espaços que existem no portal como links, endereços úteis e tudo que os Vegs poderiam se interessar. Uso mais a palavra veg, porque ela pode significar vegan ou vegetariano e dá mais liberdade e permite não precisar explicar os nuances que estas palavras poderiam exigir diferenciar. Mesmo assim cabe explicar que o projeto é vegano, ou seja, ele vem de uma lógica da não exploração dos animais e quando falo em vegetarianismo me refiro apenas à prática alimentar englobando ali todos os tipos de vegs. Como eu tenho visto cada vez mais adeptos e também pessoas querendo ser vegetarianas e nem sempre conseguindo, criei uma nova classificação que é o aliado e as categorias “em transição para”. Todas as categorias mostram que há um movimento na direção do veganismo ou libertação dos animais e é isto que eu queria saber e também mostrar. Percebe-se que se existissem mais produtos que fossem com estas características veganas, ou seja, sem nada de origem animal e sem ter participado da exploração de animais na sua criação, seriam preferidos por este público em transição e provavelmente pelos aliados. O aliado é também uma figura importante, porque é aquele que de alguma forma nos apóia e é importante conhecê-los também. Mais tarde eu acabei criando uma rede social para aqueles que também queriam interagir : A Rede Social do Cadastro-Veg que permite interação, numa espécie de Orkut vegetariano.
Agora vêm as fases seguintes que é aprimorar e continuar o cadastro, traduzi-lo para o inglês (que depende da ajuda de voluntários), conseguir parceiros (ou seja, recursos para dar conta do investimento que não é barato) e mostrar esta realidade para quem deveria ou poderia conhecê-la como mais um estímulo para que possa expandir-se .E isto faz parte do projeto, possibilitar que o comércio, serviços e mesmo os políticos saibam que há hoje uma grande mudança cultural que JÁ está afetando muitas áreas da sociedade e aqueles que se adaptarem a isto poderão inclusive obter um bom resultado disto.E nossa experiência nos mostra que muitos já despertam para esta realidade o que é bom para todos. Por isto este projeto foi idealizado, para construir isto em números e mostrar a cara destes números: veganos, vegetarianos, radicais ou aqueles que iam gostar que o mundo fosse mais verde.
Hoje há pessoas que têm aderido por razões ecológicas o que têm trazido mais aceleração a esta mudança de paradigmas que é o que gostaríamos que todos entendessem e aderissem, que é a idéia de respeito aos animais. E isto sim é a mudança de paradigma da qual somos porta-vozes: a idéia de que devemos ampliar a noção de respeito e dignidade aos animais. E este é o significado do Cadastro dos Vegetarianos, mapear e incentivar esta transformação.Fica aqui o meu convite para que outros participem deste projeto, mesmo como aliados,e dar mais cor e significado a esta idéia. Participem e divulguem o cadastro e desta proposta.

Eliane Carmanim Lima, idealizadora do Cadastro-Veg.